Mascote SC Ivoti

CLUBE

/

HISTÓRIA

No dia 04 de Maio de 1949 (Quarta) um grupo de jogadores resolveu fundar um clube de futebol.  A reunião da fundação ocorreu na residência da família Kunrath, sendo fundadores: Carlos Darcillo Juchem, Edgar Kaeffer, Hélio Juchem, Herbert Oscar Enzweiler, José Koch Filho e Nicolau Fridolino Kunrath, decidiram que o nome do clube seria SPORT CLUB IVOTI, o distintivo seria um círculo, com as letras iniciais do nome na cor branca e fundo azul, porém, as letras teriam um formato diferente do Sport Club Internacional.   Isto de fato aconteceu, verificando as fotos das equipes da época. 

 

Os jogos iniciaram nas terras de Balduino Hoch, entre os anos de 1949 a Janeiro de 1952, local onde hoje se encontra o prédio do Ginásio Municipal de Esportes e Secretaria de Obras da Prefeitura de Ivoti, no entroncamento das Ruas Régis Bittencourt e Capitão Pedro Muller Filho no Bairro Harmonia.  A condição do proprietário era ficar com a receita da copa.  Para o time foi comprado um jogo de 18 camisetas. Porém, havia 1º e 2º quadros, os jogadores foram buscar algumas camisetas de um time extinto em 1945, chamado Esporte Clube Oriental, para poder conseguir completar as camisetas do 2º quadro.  Nesse sentido o 2º quadro jogava com camisetas de dois times. O clube não teve muita repercussão na cidade, mas foi jogando e conquistando simpatizantes.

 

Reiniciaram as atividades em Setembro de 1952, com a chegada em Ivoti do futebolista e modelista Ney Gomes Estrella, que começou a dar uma maior motivação no grupo e o time ganhou novos amigos para jogar.  Na época começaram a jogar nas terras de Carlos Schneck, os jogadores se fardavam na Sociedade Atiradores de Ivoti, isto até fins de 1954, e o campo era onde atualmente está funcionando o Bar do Filax e a Distribuidora de gás, no quarteirão das Ruas Jacob Schneck, Caldas Junior, Mathias Schutz e Guilherme Exner no Bairro Farroupilha. 

 

No dia 06 de Janeiro de 1953 (Terça), foi fundado oficialmente o clube e aprovado o Estatuto Social.  A primeira diretoria foi composta por: Presidente – Oscar Albino Klein, Vice-Presidente: Waldemar Holdefer, 1º Tesoureiro: Anibaldo Albino Kern, 2º Tesoureiro: Oscar Bruno Adamy, 1º Secretário: Herbert Jorge Fritsch, 2º Secretário: Paulo Fuchs, Diretor de Futebol: Ney Gomes Estrella

 

Em 1953, com o Estatuto Social registrado no Serviço das Pessoas Jurídicas de São Leopoldo, foi criada uma comissão para comprar uma área de terras.   Esta comissão foi representada pelos Senhores: Albino Christiano Muller, Albino Hugo Muller, Anibaldo Albino Kern, Arno Henrique Mueller, Fridolino Schneider, Oscar Albino Klein, Pedro Carlos Holler e Sylibio Emilio Friedrich.   O objetivo era adquirir as terras da futura e atual sede do clube.   Para isto criaram uma cédula de ações para comprar o imóvel de Albino Dhein.  O proprietário foi convencido a vender a área por um preço acessível.    A justificativa é de que poderia fazer loteamento da Avenida Presidente Lucena até o campo, e com isso teria a abertura da estrada e energia elétrica.  A terraplanagem do campo na época foi realizada pela Prefeitura de São Leopoldo, com uma patrola e um trator de esteira.   O trabalho das roçadas, retiradas de pedras, plantio do gramado e colocação das goleiras foram realizados em mutirão pelos jogadores e colaboradores da comunidade.

 

Em 1955, o clube começou a jogar na sede atual.   A copa era ao ar livre, os nossos jogadores se fardavam na Indústria de Calçados Holler, após o jogo, retornavam para tomar o seu banho.   Era a única empresa que tinha instalado chuveiros, considerado uma coisa extraordinária para a época.   Os nossos jogadores compravam as suas próprias chuteiras, e ainda pagavam as mensalidades para o clube.   Em 1956, o então Presidente Sylibio Emilio Friedrich e colaboradores construíram a copa, vestiários e os banheiros, além de cavarem um poço.    

 

Em 20 de Outubro de 1968 (Domingo), foi inaugurada a sede social do clube, e que foi demolida no ano de 2004 e edificada a nova e atual sede social, onde hoje funciona o restaurante, a mesma, foi inaugurada em 23-12-2004 (Quinta) e recebeu o nome do fundador Herbert Oscar Enzweiler.   O pavilhão social coberto, cadeiras, salas e os vestiários novos, foram concluídos em 1987.   A arquibancada visitante foi construída em 1982 e a ampliada em 1992.   A capacidade de público em nosso Estádio é de aproximadamente 5.000 pessoas.   A aquisição das torres de ferro e luminárias de iluminação ocorreu em 1984, cuja instalação foi em 1985, e foram substituídas duas torres em 2003 e duas torres em 2006, ambas as torres de concreto.

 

Em 1954 o clube conquistou seu primeiro título, foi Campeão Municipal da Várzea de São Leopoldo, disputando com times de Campo Bom, Estância Velha, Sapiranga e São Leopoldo.   Com o título, obteve o direito de disputar a categoria a nível Estadual.   Em 13 de Março de 1955 (Domingo) o clube conquistou seu segundo título, foi Vice-Campeão Estadual da Várzea.  O primeiro jogo foi na taba índia do C. E. Aimoré em São Leopoldo, e o placar foi 3 x 3.   O segundo jogo foi disputado em Rio Grande, e o resultado foi 2 x 1 para o Esporte Clube Estiva.  

 

O distintivo criado na fundação do clube, com o tempo foi ficando igual ao do Internacional, e em 24 de Dezembro de 2009 (Quinta) o Sport Club Ivoti recebeu uma Notificação Extrajudicial do Sport Club Internacional, e o mesmo exigia a mudança do atual distintivo, pois, o setor jurídico e de marketing do Internacional fundamentava que o escudo é marca registrada do clube.   A direção do Ivoti solicitou uma análise da Notificação, e o parecer dos profissionais foi de que a causa era indefensável.   A direção do clube solicitou um prazo de seis meses para o Internacional, a fim de providenciar a alteração.     Foram elaborados seis novos modelos de distintivo, no dia 21 de Abril de 2010 (Quarta) os Associados do clube em Assembléia Geral decidiram no voto pelo atual escudo, que se identifica com o principal símbolo da cidade, que é a Ponte do Imperador.

 

Em 06 de Janeiro de 2010 (Quarta), o clube passou a se denominar ASSOCIAÇÃO SPORT CLUB IVOTI.   Em 11 de Novembro de 2014 (Terça) foi aprovado uma alteração e consolidação estatutária, averbado em 12-12-2014 no Serviço de Registro Civil de Ivoti.

Em 12 de Dezembro de 2014 (Sexta) foi entregue o novo pórtico do clube, o prédio possui 105,71 m2.

 

 

Títulos conquistados pelo clube:

 

1954 - Campeão Municipal da Várzea São Leopoldo

 

1955 - Vice-Campeão Estadual da Várzea

 

1957 - Campeão Torneio Início Lomba Grande

 

1957 - Campeão Municipal da Várzea São Leopoldo

 

1959 - Campeão Torneio Início

 

1969 - Campeão Regional de Amadores Chave 6

 

1971 - Campeão Municipal Ivoti

 

1977 - Campeão Municipal Ivoti

 

1985 - Vice-Campeão Estadual de Amadores

 

1986 - Campeão Estadual de Amadores

 

1988 - Campeão Estadual Interior de Juniores

 

1990 - Campeão Estadual de Juniores

 

1995 - Bi-Campeão Estadual de Amadores

 

1996 - Campeão Sul Brasileiro de Amadores

 

2000 - Tri-Campeão Estadual de Amadores

 

2001 - Vice-Campeão Estadual de Amadores

 

2001- Vice-Campeão Sul Brasileiro de Amadores

 

2003 - Vice-Campeão Estadual de Amadores

 

2005 - Campeão Encosta da Serra - Categoria 1995

 

2006 - Vice-Campeão Estadual de Amadores

 

2009 - Vice-Campeão Estadual de Amadores

 

A Diretoria